domingo, 13 de março de 2011

Substituta.

Claire: Você e eu temos um talento especial, e eu percebi isso imediatamente.
Drew: Diga-me.
Claire: Nós somos pessoas substitutas.
Drew: Pessoas substitutas?
Claire: Eu tenho sido uma pessoa substituta minha vida toda. 
Tudo Acontece Em Elizabethtown


Não há uma placa que avise para quê estou aqui, no entanto, as pessoas sabem. Estou e sempre estive aqui para preencher lacunas. A que é chamada para suprir carências, medos e quando as coisas voltam ao normal, parte sem deixar rastro algum. Apenas e exatamente isto. Não posso precisar de ninguém, pois cada um, cada um deles está com um problema de Estado e então vou eu com todos os sentimentos amarrados com ligas metálicas numa caixinha enquanto abraço meus amigos e digo "tudo vai ficar bem" "logo você arranja alguém melhor" "você vai conseguir".

Não se torna uma pessoa substituta; se nasce uma pessoa substituta. A que era chamada de amiga por todos, mas sempre era a última a ser escolhida, a última opção. Por isso nunca esperei muito dos outros. Basicamente, não dou mais importância ao fato de que  sempre serei substituída. São ciclos, entende? Entro na vida das pessoas e não permaneço muito tempo, elas entram na minha e sempre deixam algum pedaço delas. E assim vou juntando, fazendo um mural interno com cada pessoa que já consegui amar e deixar partir nessa vida. Sabe aquela sua professora de matemática que passou alguns dias substituindo seu professor fixo? Ela mal é lembrada. Substitutas nunca são lembradas, não são para serem lembradas. Você pode até ter a sensação que alguém passou por você em alguns momentos, mas logo se voltará para o que é real. Substitutas não tem porto fixo. Nunca permanecem muito tempo na vida de alguém. Sempre o Plano B, a segunda alternativa, o ESTEPE. Só quem é substituta sabe o quão é solitária e livre é esta vida. Apenas sei ou torço para que tudo isso tenha realmente algum propósito além de evitar sofrimento desnecessário. Posso não ser perfeita o tempo todo, mas sempre tenho sido verdadeira com o que sou. As pessoas sempre se vão. E não há nenhuma surpresa nisso.

Texto dedicado à Fernando, meu lindo e grande amigo que usa as palavras tão incrivelmente bem.

Música do post: Caring Is Creepy -The Shins

5 comentários:

  1. Olha Pequena. Eu preciso te dizer que você ter pensado em palavras especiais para mim me deixa bastante feliz. E me faz ter a sensação de não me sentir só. Me sinto imortalizado em suas palavras e as agradeço. Sei que nunca vou te esquecer e vou te levar - e te ter - sempre comigo. No meu coração. Apesar de entender profundamente o peso das tuas palavras eu te digo que você não vai ser uma simples passagem na minha vida. Não vai.

    Meu beijo, Pequena.

    ResponderExcluir
  2. Incrivel, mas tambem foram feitas pra mim.
    Hojee uma substituta do unico amor, e talvez por opção propria oq acaba por doer mais.

    Beijos
    Flor

    ResponderExcluir
  3. Existem muitas pessoas substitutas, muitas se acham essas, mas não são...
    Muito bom seu texto, como sempre, gostei da nova cor do blog, tá lindo (:

    ResponderExcluir
  4. "Só quem é substituta sabe o quão é solitária e livre é esta vida."
    E eu sei.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Sabe que às vezes me sinto como uma pessoa substituta também, eu tento não levar isso como algo inteiramente ruim, apesar de saber que isso não é tão vantajoso quanto parece. Esperemos então que isso tenha algum propósito maior.
    Adorei esse texto, um dos meus preferidos.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Talk talk talk / Don't you know where you want to go /
Start something new, that you know where you want to go