domingo, 20 de março de 2011

Somehow you survive.

"É melhor tentar e falhar que ocupar-se em ver a vida passar. É melhor tentar ainda que em vão, que nada fazer. Eu prefiro caminhar na chuva a, em dias tristes, me esconder em casa. Prefiro ser feliz, embora louco, a viver em conformidade. Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização. O ódio paralisa a vida; o amor a desata.  O ódio escurece a vida; o amor a ilumina. O amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo."
Martin Luther King Jr.



Para Cristina Miranda.

Quanto tempo, Dorinha. Tantos anos se passaram e você continua a mesma. E eu continuo a mesma mentirosa. Na verdade, só estou te escrevendo por que preciso dividir minha finalmente descoberta sobre minha vida inteira. Eu tenho passado por uns maus bocados, Dorinha. Bem ruins, realmente. Aí eu pensei em tudo que já passei, você sabe, aquela coisa de repassar a vida toda na mente não é só pra quem está morrendo não, e então eu finalmente me dei conta: eu sobrevivi. Por piores que fossem os caminhos pelos quais passei, eu simplesmente sobrevivi. Eu não sabia que eu podia fazer aquilo - você sabe, chegar até o final - e então, por não saber, eu fui lá e fiz. Eu ainda estou aqui, depois de tudo. Nós somos humanos; é isso que fazemos. Não importa o quanto estejamos despedaçados por dentro, querendo somente sentar no chão e chorar feito loucos até desidratar: só temos que resistir até que tudo acabe. E acredite, Dorinha, tudo passa. Nem precisa ser com o tempo. Certo dia, certo momento você olha em volta e diz: hey, eu estou viva. Você se dá conta de que está totalmente quebrado, em pequenos pedaços espalhados - perdida, perdida por dentro - e se pergunta: E-D-A-Í? É só isso que eu consigo fazer da minha vida: sentar e chorar? Até auto piedade tem limite. 

Dorinha, eu tenho aprendido tanto. A vida não pára só porque você tem um problema e muitas das coisas que dependem de você pra funcionar não podem parar também. Aquele trem único que cada um de nós temos, sabe? Bem, ele não pode descarrilar. Se você soltar a marcha, ele vai capotar e se perder por aí. E nós, seres humanos, somos os únicos com capacidade mental de reconhecer, depois de uma tempestade nebulosa, ponha nebulosa nisso, que ainda estamos vivos, que temos que continuar. E nos tornamos melhores depois disso. Ou simplesmente sentimos aquela ponta de alívio por tudo ter passado, deixando uma seqüela aqui e outra ali, quase imperceptível. É isso que nos faz extraordinários. Não importa o que apareça à nossa frente, nós lutamos, lutamos e escapamos. E depois aquilo tudo se torna em algo que nem vale a pena ser lembrado. A cada vez que passo por uma situação difícil Dorinha, eu sempre penso no dia seguinte. No qual eu estarei sã e salva, a cada vez mais forte. Nunca tive grande afeição pela raça humana, entretanto devo admitir que nós somos bravos guerreiros. A melhor coisa é que sempre há um novo dia para se recomeçar. Sempre podemos consertar, fazer do jeito certo, fazer a escolha certa. Dorinha, minha amiga de sempre e sempre, é a você que digo que assim como nada é pra sempre nessa vida, nenhuma dor também é. Coloque uma música alta e simplesmente fodam-se os problemas, pelo menos durante os minutos que a canção durar. Nós somos sobreviventes, e isso dá a todos nós algumas cicatrizes. Mas Dorinha, ainda há muita coisa por aí pronto para ser vivido muito intensamente, bem intensamente mesmo, daquele jeito que te deixa feliz simplesmente por ainda estar respirando. Eu estou caminhando, Dorinha. Eu tô fazendo o possível e o impossível com o que me restou, por que eu ainda não desisti da minha vida e todo mundo deveria fazer o mesmo.

Música do post: I Believe - Yolanda Adams

15 comentários:

  1. viver é importante, pois poucas coisas são tão superiores e significantes a nossa vida quanto esse ato divino, digno de alguém que ama as coisas simples.

    http://guilg7.blogspot.com/

    vlw...

    ResponderExcluir
  2. Às vezes eu penso que nós devemos traçar metas diferentes e em grandes quantidades para a vida. Se vamos conseguir executar todas? Não sei, mas que não morreremos de tédio e nem pensaremos que a vida acabou depois de perder uma chance isso não vamos não. E bom é isso. Sempre ir traçando novas metas conhecendo novos caminhos para vermos que a vida sempre continua.

    Meu beijo!

    ResponderExcluir
  3. É aquela coisa de tentar....
    E tentar...
    Porque a gente só consegue tentando mesmo.
    =)

    Beijos
    Flor

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=tDQyAncxzW4&feature=related


    Parabéns pelas palavras!

    ResponderExcluir
  5. Você me fez chorar pra caralho. Eu te amo muito, lembre-se sempre disso.

    Ps: Me explica o Dorinha?

    Acessa? Blog novo: http://imperfectsubstance.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. "E acredite, Dorinha, tudo passa. Nem precisa ser com o tempo. Certo dia, certo momento você olha em volta e diz: hey, eu estou viva. "

    É, Dorinha, a gente sempre supera e vai se tornando mais forte, mais sábio, mais a gente mesmo.
    E aí, quando passa por tudo, olha pra trás e enxerga aprendizado, reúne toda a sabedoria pra fazer corações fracos acreditarem no fim de toda essa dor, assim como a sua amiga fez.

    ResponderExcluir
  7. O famoso clichê do "tudo passa" só é clichê porque é verdade. A gente nem sempre nota de imediato quando estamos com problemas, mas a vida traça um curso, ora guiada pelas nossas ações, ora algo meio que "destinado" e nos leva a solução do problema e ao fim das tristezas. Por mais lágrimas que a gente derrame, ainda assim não desaprendemos a sorrir e o bom da vida é isso.
    O ser humano se renova a cada momento, por mais que pareça absurdo, as ideias mudam, mesmo que minimamente. A gente está em constante mudança, pois estamos em constante aprendizado, exatamente pela experiência de estarmos vivos.
    Acho que filosofei, haha.

    beijos.

    ResponderExcluir
  8. É o que todo mundo deveria fazer mesmo! Incrível como sempre! :*

    ResponderExcluir
  9. Viver é difícil, mas ainda não existe coisa melhor ou mais emocionante a se fazer, de qualquer forma. Cicatrizes são inevitáveis, mas como eu vivo dizendo, isso não significa de um todo ruim. Significa sobrevivência, cicatrizes de sobreviventes significam vitória.
    Magnífico o texto.
    Super beijinhos :*

    ResponderExcluir
  10. É bom perceber que crescemos, e que apesar dos erros e quedas, evoluímos. Estamos sempre evoluindo, sempre buscando o nosso melhor. Às vezes buscar é uma agonia incessante, mas contentar-nos com o que realmente somos não é algo muito fácil.

    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  11. Fiz um desenho do seu blog lá no meu. Se quiser dar uma olhada e pegar o desenho, só ir lá!
    Super beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Sabe quando lemos algo e ficamos sem ter o que dizer? Eu estou assim agora.
    Tuas palavras me lembraram muito o que eu disse uma vez para uma amiga minha que estava passando por momentos tortuosos, e na verdade agora quem está passando por isso sou eu, e lendo o seu texto hoje, a citação de Martin Luther King, a foto, tudo, me fez lembrar que depois da neblina, por mais que possa demorar, o sol surgirá no horizonte. E agora eu posso dizer que minha esperança (por enquanto) está renovada.

    ResponderExcluir
  13. Ás vezes parece que a vida é sempre igual,dá medo.

    ResponderExcluir
  14. Sinto que essa carta foi mais pra ti mesma que pra Dorinho. Tenho esse hábito de escrever cartas que são mais pra mim que pra terceiros, então nem envio. É, somos todos sobreviventes de um barco que vive naufragando, gostei muito do texto.

    =*

    ResponderExcluir
  15. AWWNNN! Fazia um tempo que eu não aparecia por aqui e agora que eu vim, me deparo com essa carta linda ^.^
    Nem preciso dizer, né, amor. Sou teu fã desde sempre \ô/
    Vou te linkar no novo blog. Ainda tá em fase de construção evai começar MESMO segunda-feira. Se quiser seguir, indicar, linkar, ou só ler mesmo, agradeço. :P
    www.amor-cafe-cigarros.blogspot.com
    Bjos

    ResponderExcluir

Talk talk talk / Don't you know where you want to go /
Start something new, that you know where you want to go