domingo, 30 de janeiro de 2011

Dog problems.


Por volta dos cinco, seis anos, a maioria das crianças ganham um animal de estimação. Pode ser um gato, um coelho, mas geralmente é um cachorro. Você ganha ele ainda filhote e dá tudo o que ele precisa: um nome, comida, bebida e um lar. No começo, você não era tão familiarizado assim com ter que cuidar de alguma coisa, mas com o tempo aquele bichinho que chegou de repente na sua vida se torna o teu melhor amigo. Todos os dias quando você chegava da escola, ele estava lá para te receber com o rabinho abanando e a língua pra fora. À medida que ele crescia, começava a fazer coisas inadequadas: puxar o tapete, latir para as visitas, fazer xixi em qualquer canto, não fazer o que você pede. Contudo, você continua com o mesmo amor de sempre. Porque o amor é isso: mesmo com todos os defeitos do outro, amar do mesmo modo e sempre e sempre. A gente aprende a conviver com uma porção de coisas que na verdade não nos agradam, mas que são parte que constroem as pessoas que amamos. Tu conhece uma pessoa, se apaixona por ela e começa a saber o que finalmente é um ser humano: um mistura de Yin e Yang. Ainda creio que o amor, não só entre um homem e uma mulher, é a única coisa que supera essas rachaduras, esses defeitos de fábrica que já existem em nós quando pousamos neste mundo. Você pode passar uma semana, um mês sem ir para casa, mas quando você chegar no portão seu cachorro estará lá balançando o rabo e lambendo a sua cara como se você nunca tivesse o abandonado. A gente perdoa essas pequenas coisas porque o que permanece de verdade é muito maior do que isso. Todo dia é uma nova batalha interna e externa contra os outros e nós mesmos. O que ainda continua quando o sol se põe é o que realmente importa.

7 comentários:

  1. O amor ilude, cega, minimiza, maximiza, mente. O amor não deixa ver o que há atrás da cortina de hipocrisia - mesmo que a cortina esteja sendo implorada, mais que isso, suplicada para ser lavada, sacudida, liberta. O amor é algo vicioso, fabuloso, maravilhoso, mentiroso.

    Não me canso de falar que você é a escritora do futuro, disso não tenho mais dúvidas há muito tempo. Foco agora é o que precisa ser seguido, à partir daí, tudo fica muito fácil. Principalmente quando falamos de você.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto. Mas agente se apega tanto a eles que quando eles se vão é como se tivesse perdido um irmão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. A gente aprende, mas desaprende com mais freqüência.

    Meu beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que texto é esse...Falar do amor, falando de um amor de cão...É a melhor forma se for pensar bem, pq Ele sim sabe o que é amar de verdade.
    Lindo, bjs :*

    ResponderExcluir
  5. que bonito guria, de verdade!"Todo dia é uma nova batalha interna e externa contra os outros e nós mesmos. O que ainda continua quando o sol se põe é o que realmente importa."
    e os cães são realmente assim, eu tenho um e perdoo todo os defeitos mesmo, é um amor que não vê erros e até se apega aos defeitos. um beijo pra ti

    ResponderExcluir
  6. Li este teu texto com um sorriso no rosto. Muito lindo, e profundo. É curioso ver como o amor é, essa relação de dupla troca, de perdão, de aprendizagem um com o outro.
    Eu decididamente amo o seu blog.
    Tem selo pra ti no meu blog, beijos

    ResponderExcluir
  7. No momento qualquer texto relacionado a animal de estimação me faz chorar, talvez porque o meu cãozinho esteja em uma fase difícil, talvez até perto da hora de dizer adeus mas como você disse, "o que continua quando o sol se põe é o que realmente importa" e o meu amor por ele vai continuar pra sempre, até chegar a minha hora de partir também.

    Lindo texto, sabe que você é uma escritora incrível.

    ResponderExcluir

Talk talk talk / Don't you know where you want to go /
Start something new, that you know where you want to go