sábado, 9 de julho de 2011

As desculpas que você nunca entendeu.

"Como se estivesses deixando tudo acontecer mais no plano abstrato, porque o real-palpável não está te dando satisfações."
Caio Fernando Abreu


Por meio desta, digo-lhe: você é um idiota. Não por fazer coisas inadequadas nem por todas as vezes em que me largou sozinha no sofá da minha casa. Não por ter se recusado a ficar do meu lado quando mais precisei, por mais que você achasse bobagem. No começo eu me questionava se sua idiotice era o que me fazia te amar ou se era algo que me distanciava cada vez mais de você. Afastei essas coisas da minha mente contemplando o fato de que sempre me convenci de que não queria perfeição e que nem todas as pessoas são tão observadoras quanto eu. Ouço sua voz dizer que me conhece tanto, como a palma da sua mão, no entanto eu vesti minha fantasia de animadora da humanidade tantas vezes para você que nem sequer notou. Amar um idiota fez um monte de coisas comigo, coisas que sempre ojerizei em dezenas de pessoas. Perdi as contas de quantas vezes ensaiei umas frases de efeito tolas na frente do espelho por que talvez assim você acharia que eu poderia ser uma garota romântica. Por que nem quando você caminhava ao meu lado e segurava minha mão, me dando logo em seguida um olhar meio terno, meio convidativo, meio sem noção você conseguia acreditar que eu seria uma dessas bobocas apaixonadas. Usei todas as minhas armas, todas as minhas estratégias de guerra para te falar um bocado de coisas que você nunca quis escutar, mais por estar prestando atenção a um filme, uma música cafona ou a um jogo de futebol. Guardei rascunhos, notas de geladeira e dezenas de cadernos com tudo que sempre achei piegas demais pra você saber, coisas que eu sentia falsas demais ao me ouvir dizendo. Todo dia eu vou para a cama com um desejo enorme de que o que eu sinto por você seja eterno, por mais que esse amor às vezes me confunda e me faça abrir portas erradas. Essa sou eu pulando de um precipício com o peso de tudo que ficou preso na minha garganta, esperando que  ao chegar no fundo do rio essas palavras tão bonitas que você não ouviu me façam boiar. Nenhuma desculpa que te pedi foi em vão, pois sei que sacudi sua vida como um terremoto no Japão com todas as minhas inseguranças e cicatrizes de alguém que já sofreu muito nesse mundo. Vem, senta aqui e deixa eu segurar tua mão só por um minuto, nem precisa dizer nada. Apesar de todas as minhas palavras que nunca te tocaram, meu carinho e vontade de te ter sempre por perto não diminuíram. Sua idiotice não destrói nem uma pequena parte de tudo o que você mudou para melhor na minha vida. Por que você me faz querer ser alguém melhor e superar tudo o que passou e o que ainda está por vir.  Te incluo mesmo que sem perceber nos meus planos, nas minhas risadas quando olho para o lado e vejo seu sorriso largo de menino, em tudo o que almejo conseguir ser na vida. Você pode ser o maior idiota da Terra ou talvez seja só menos complicado do que eu que sempre fui uma tempestade enquanto você era uma simples e fina chuvinha. E enquanto eu continuar existindo, continuarei buscando momentos inefáveis ao seu lado. Aqueles em que eu e você não precisamos dizer nada para sermos únicos e que te amar seja tão simples quanto rir quando você monta sua pose austera. A estrela mais distante que vejo irá guiar nossos caminhos em direção ao que desconhecemos.

Postagem de número 300.

4 comentários:

  1. Jaci, eu chorei lendo esse texto. Juro mesmo. Ele é exatamente o que eu sinto, hoje. Cada letrinha dessas sou eu, hoje. Ah como eu queria poder mandar isso pra uma pessoa. Que lindo, que lindo!

    ResponderExcluir
  2. Ficamos irreconhecíveis, não é mesmo? Olhamos no espelho, tentando achar uma resposta plausível para aquilo que tentamos reconhecer. O adjetivo aparece com um prefixo de negação, o que torna impossível esse eventual reconhecimento. O amor faz, desfaz, usa, desusa. Ele te deixa no céu. Ou no chão. Depende como você o interpreta, e, principalmente como aquele te deixa adjetivada o apalpa.

    ResponderExcluir
  3. "no entanto eu vesti minha fantasia de animadora da humanidade tantas vezes para você que nem sequer notou."

    Ah.
    Os idiotas também amam.
    Amei um deles e acabei descobrindo um cara incrível por trás, a gente só precisa ter paciência e saber aceitar todas as faces do outro.

    ResponderExcluir
  4. Queria saber o que tem nesses idiotas pra nos fazer apaixonar tão fácil. Acho que, no fundo, eles não são tão idiotas assim, tem sempre um lado incrível.

    Texto ótimo, como todos seus outros.

    ResponderExcluir

Talk talk talk / Don't you know where you want to go /
Start something new, that you know where you want to go