quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

I'd do it all again.


Este é um texto totalmente pessoal. Talvez o mais pessoal que eu já tenha escrito até hoje. Tentei abandonar as entrelinhas durante este ano inteiro, tentei ser mais viva, tentei de tudo e não recebi resposta positiva. Não nego que aprendi muitas coisas e que tive que passar por tudo que passei pra aprender coisas que não teria aprendido de outro jeito. Esse ano eu percebi que eu não vivi quase nada. Tenho 17 anos e não fiz nem meio por cento do que desejo. Tenho matado tantas coisas dentro de mim que há dias em que me olho no espelho e falo: quem é você que tanto me olha e nunca me reconhece? A vida gira e eu pareço permanecer no mesmo lugar, reclamando das mesmas coisas. Você pensa que eu não me canso de mim? Muitas vezes. Banco a louca por medo de morrer de tédio. Medo de muita coisa que nem sei se algum dia eu senti de verdade. Às vezes eu penso que tudo isso, todos esses aí, não passaram de um simples bote salva vidas, de desespero. Não chegava a ser um gostar. Este último, o outro e o outro são a mesma coisa. Desespero. Idealização. Ilusão. Aí então a Cássia Eller canta "eu sou poeta / e não aprendi a amar" Posso não ser poeta, mas ainda não aprendi a amar. Algumas coisas poderiam ser mais fáceis. Não sei se me sinto aliviada, mas finalmente eu entendi uma porção de coisas sobre minha vida. E não me diga que eu sou nova demais pra isso. Depois de tudo que já passei aqui eu tenho o direito de tentar ser alguma coisa melhor. Estou tentando não me envolver tanto com palavras e mais com atos, com realidade. Realidade é tudo o que tenho precisado. Não me sinto na obrigação de ter que dar explicações às pessoas sobre o que eu faço ou deixo de fazer, nem preciso que elas me obriguem a fazer algo que não quero. Venho reaprendendo a gostar de quem sou e compreender que tudo que fiz foi necessário e imutável. Manter os amigos, uma vida tranqüila e nunca desistir têm sido meu lema. Talvez você não consiga compreender pelo o que estou passando. Talvez você ache que não é de uma hora para outra que esse tipo de coisa acontece. Talvez você ache que eu estou mentindo. Não tiro seu direito. Muitas vezes eu menti para que as coisas não fossem tão ruins. Não estamos aqui por acaso. Cada um de nós veio aqui para deixar esse mundo um pouco melhor. Sei que muitas vezes as lágrimas eram a únicas coisas que conseguiam sair de você, mas acredite: tudo passa. Muitas vezes durante este ano eu pensei em desistir, não estava sendo fácil, mas toda vez que eu sentia que não aguentaria mais, pensava: o pior vai passar. E passou. É de total estranheza não notar beleza nas pequenas coisas, em não rir quando se quer chorar. Dar um só único passo em direção a uma vida melhor é muito melhor do que ficar parado vendo a ela passar. Eu tenho um sonho, você tem um sonho, o mundo tem um sonho. A estrela mais longínqua é nosso porto.

12 comentários:

  1. "Eu tenho um sonho, você tem um sonho, o mundo tem um sonho. A estrela mais longínqua é nosso porto."

    adorei seu texto, realmente ficou bem diferente do que você sempre escreve, e eu gosto disso. de quando sai lá de dentro e revira tudo o que existe no nosso lugarzinho íntimo e super pessoal.
    me encontrei muito no que você disse e também, quando viver doía demais, eu disse pra mim mesma que passaria e hoje, se ainda não passou completamente, vai passar no próximo nascer do sol. Renato Russo já dizia que o sol vai voltar, ele sempre volta.
    e que 2011 o traga de volta pra você, pra mim, pra todos nós que temos um sonho e que continuamos até alcançar a nossa própria estrela.

    ResponderExcluir
  2. Acho que foi o texto mais lindo e verdadeiro que li nesses últimos tempos. A vida tem mais graça quando a gente faz parte dela, e não quando a gente apenas assiste.
    Adorei, de verdade!
    Super beijinhos :*

    ResponderExcluir
  3. E você ainda diz que o que eu escrevo é bonito. Você que é linda com as palavras menina.
    Seu texto está deslumbrante!

    Meu beijo pequena.

    ResponderExcluir
  4. " É de total estranheza não notar beleza nas pequenas coisas, em não rir quando se quer chorar"

    - Lindo texto, e tão intenso e verdadeiro.
    Amei.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Sim, é um texto totalmente pessoal.
    Agora que eu li, ele é pessoal para mim também.

    obrigado =]

    ResponderExcluir
  6. Ei Jaci,

    Nossa este ficou ótimo, adorei. Lembro bem quando eu era novinha dessa sensação de ainda não ter feito nada...isso passa rs

    bjoo

    ResponderExcluir
  7. Às vezes tudo o que a gente precisa é desabafar e tirar esse peso de dentro da gente, seja falando ou escrevendo. Já perdi as contas de quantas vezes me senti como você se sente agora, de quantas vezes achei que nada ia melhorar, mas melhorou. A vida é cheia de altos e baixos, a gente nunca sabe o que ou quem vem pela frente, não é preciso ter pressa pra viver, e sim vontade de aproveitar tudo, ainda que muitas das coisas que queremos fazer, demore para acontecer.

    Bjs =)

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo pensa em desistir. As vezes pensamos em desistir por qualquer besteira. Pensar é vago.
    Já cheguei perto de desistir muitas vezes esse ano. Não acabar com a vida, simplesmente dizer: vou dormir. E não acordar mais.
    O que eu tenho a dizer: não faça isso. Ache um motivo pelo qual vale a pena viver.

    ResponderExcluir
  9. acho que eu nunca me vi tanto num texto como agora *-*
    a certeza de que tudo passa é um analgésico pra alma ;)

    beijas, coração ♥

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto.
    Realmente, que ano difícil nós vivemos heim. Ainda bem que eu não fui a única que passei por momentos ruins e pensar em desistir. Que alívio! Pensei que já estava perdida, mas vamos dar um tempo... tudo passa. Beijos querida, adoro você. <3

    ResponderExcluir
  11. oi guria. não dá pra dizer que não me identifico. sempre me identifico em algo com você e adoro essa frase da cassia. bom saber mais de você. fique bem. beijos

    ResponderExcluir

Talk talk talk / Don't you know where you want to go /
Start something new, that you know where you want to go